
Luneta terrestre (Binóculos)
A luneta terrestre é muito utilizada na navegação, guerras, caça, bem como simplesmente vizualisar objetos distantes.
Basicamente, é composta por duas lentes:A objetiva, mais próxima do objeto(lente convergente) a ser visto, e a ocular(lente divergente), mais próxima do olho.
O funcionamento dela é muito parecido com a luneta astronômica ou então telescópio, porém em vez de inverter a imagem, a imagem final se torna direita, facilitando para enxergar um objeto parado ou em movimento.
O criador da primeira luneta terrestre, é Hans Lippershey(1570-1619), pode haver outros cientistas que criaram telescópios crus e lentes especiais, pelo fato de o ser humano já conhecer o vidro.Mas Hans L. Foi o primeiro a patentiar seu invento,e disponibilizar para uso geral.Em 1609, Galileu(1564-1642) sabendo do funcionamento da luneta, aperfeiçoou-a, fazendo com que aumentasse até 3x, depois até 30x.Criando então a luneta astronômica. O binóculo, é muito conhecido atualmente.Composto por simplesmente 2 lunetas terrestres, um sistema de prismas porro, e um ajuste de foco para possibilitar uma visão nítida em distâncias diferentes do objeto.

Funcionamento

Binóculo

Desenho das lentes