top of page
 Projetor de slides             

   O projetor de slides basicamente projeta imagens em uma tela ou em qualquer outra superfície plana, o ideal é que a imagem projetada esteja em um ambiente com pouca luz, facilitando para poder enxergar.
   Seu funcionamento é relativamente simples, porém para a época de sua criação, necessitou de bastante trabalho e conhecimento.
   Um projetor é um equipamento provido de uma lente convergente que é capaz de fornecer imagens reais, invertidas e maiores que o objeto, que pode ser um slide ou filme. Mas há um detalhe, normalmente o slide ou filme precisa estar invertido (de cabeça para baixo), para que ao passar pela lente a imagem seja invertida em relação ao slide.

   É comum nos dias de hoje a utilização de projetores de imagens, seja em uma reunião no trabalho, em salas de aula ou nos cinemas. Mas, você conhece a história dos projetores? Sabe como eles funcionam?

   Diversos projetores de imagens foram desenvolvidos ao longo da história. Dentre eles podemos destacar a Lanterna Mágica, Lanterna Vertical, o Cinematógrafo e o Projetor de Slides. Neste texto você conhecerá um pouco da história destes equipamentos e como eles funcionam.


   Lanterna Mágica

Não se sabe ao certo sua origem, porém, cabe ao astrônomo holandês Christian Huygens as primeiras descrições deste equipamento no século XVII. A Lanterna Mágica tinha como objetivo projetar em um anteparo uma imagem desenhada em uma tela de vidro. Para isso, utilizava uma vela, um espelho côncavo, um pedaço de vidro onde eram desenhadas as imagens e uma lente, responsável pela ampliação.

A luz passava então pelo vidro, chegando à lente que iria ampliar a imagem e projetá-la sobre algum anteparo.

Este equipamento fornecia apenas imagens paradas, não criando o efeito de movimento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lanterna Vertical

   Desenvolvida em 1853 por Edmond Becquerel, a Lanterna Vertical funcionava basicamente como o projetor de slides atual, conhecidos como Retroprojetor. Novamente eram utilizadas lentes, espelhos e vela, porém, desta vez a imagem era colocada sobre uma lente horizontal, a qual era iluminada, fazendo com que a imagem fosse transmitida para outra lente localizada na parte superior, chegando então a um espelho, responsável por refletir a imagem ampliada na parede. O Retroprojetor atual funciona da mesma maneira, mas no lugar da vela utiliza-se uma lâmpada para iluminação e a lente sobre a qual são colocados os slides é chamada Lente de Fresnel, maior do que as utilizadas na Lanterna Vertical.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projetor de slides Kodak

   Em 1960 a Empresa Kodak lança o projetor de slides carrossel. Este funcionava basicamente como a Lanterna Mágica, porém a iluminação é feita através de uma lâmpada e as imagens são gravadas em filmes fotográficos.

   Todos estes equipamentos inspiraram a criação dos projetores digitais, seja para uso profissional, pedagógico ou para lazer.

Existem atualmente três tipos de projetores digitais: o 3 CRT (Cathode Ray Tubes), o de LCD (Liquid Crystal Display) e o DLP (Digital Light Processing). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

http://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/10/projetando-imagens-da-lanterna-magica.html

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page