
Quem foi o pai da Fotografia?
A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.
Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação. Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade, a internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era.Passamos a ter maior velocidade em transmitir notícias, o mundo com as fotos passou a se conectar em tempo real. Em 2009 quando a avião da US Airways teve de pousar no rio Rudson, em Nova York, um cidadão tirou uma foto dos passageiros evacuando a aeronave e publicou-a no site Twipic antes mesmo da chegada da imprensa gerando grande repercussão mundial.
De máquinas muito rudimentares e simples como o Daguerreotipo (primeira máquina de captura de imagens comercializada em escala) até a evolução dos dias de hoje onde qualquer celular possui uma câmera capaz de registrar os momentos com grande qualidade e facilidade além das máquinas fotográficas hoje muito desenvolvidas. Estamos em um momento do mundo onde as fotografias não são mais o mesmo. É muito raro vermos pessoas revelando fotos ultimamente, com a ascensão dos smartphones que chega a serem vendidos 650 milhões de aparelhos por ano contra 117 milhões de máquinas e as redes sociais, o compartilhamento de fotos e armazenamento em nuvem mudou tudo. A Kodak maior empresa mundial dedicada ao design, produção e comercialização de equipamentos fotográficos profissionais, amadores e para as áreas de saúde pediu em 2012 proteção contra falência nos EUA devido a queda gigantesca na venda de seus produtos com a ascensão das redes sociais e fotografia digital.
A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.
Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/60982-175-anos-fotografia-conheca-historia-dessa-forma-arte.htm
http://www.mundoeducacao.com/fisica/origem-maquina-fotografica.htm
http://info.abril.com.br/multimidia/infograficos/evolucao-da-fotografia-digital/
http://www.infoescola.com/artes/fotografia/




